Sertanejo raiz x Sertanejo pop

Crédito: Alisson Demetrio

Sertanejo raiz x Sertanejo pop: Como a ExpoLondrina acompanhou a transformação do gênero ao longo das décadas

Grande evento celebra mais de seis décadas de história e recebe nomes de destaque do sertanejo desde o início

A ExpoLondrina 2025 - primeira etapa do Circuito Sertanejo, com organização da Diverti junto à Sociedade Rural do Paraná - acontece dos dias 04 a 13 de abril de 2025 e celebra a sua 63ª edição. E, junto com a história da grande festa, estão anos de dedicação para sempre entregar uma experiência diferenciada para o público londrinense, desde o primeiro ano de evento, respeitando suas tradições e momentos do sertanejo.

“Nos primeiros anos da ExpoLondrina, o espaço dedicado à música sertaneja era mais simples e intimista, refletindo a essência rural e tradicional do evento”
— conta André Martinez, diretor da Diverti, que organiza o evento.


As apresentações ocorriam em palcos menores dentro do parque de exposições, com destaque para o sertanejo raiz e a música caipira.

Os artistas costumavam se apresentar para um público mais próximo. O palco era onde hoje fica o lounge e a arena ficava na pista de julgamento
— comenta Martinez.

Desde o início, a ExpoLondrina recebeu grandes cantores do sertanejo, que marcaram e ajudaram a definir as diferentes fases do estilo musical ao longo das décadas.

Nos primeiros anos, destacaram-se duplas pioneiras como Vieira & Vieirinha, que se apresentaram em 1964, e Alvarenga & Ranchinho, em 1972. A clássica dupla caipira Tonico & Tinoco também subiu ao palco da exposição em 1979 e 1985, reforçando a presença do sertanejo raiz no evento
— ressalta

Segundo o diretor da Diverti, foram muitos os nomes que se destacaram ao longo dessas mais de seis décadas de evento e fazem parte da história da festa. “A dupla Milionário e José Rico se apresentou pela primeira vez em 1981 e seguiu com shows em 2003, 2013 e 2014. Sérgio Reis também foi uma presença marcante, com apresentações em nove edições, entre 1976 e 2004. Teodoro e Sampaio fizeram parte da programação por oito anos, entre 1976 e 2005, enquanto João Mineiro e Marciano marcaram presença em quatro edições: 1976, 1989, 1991 e 1992. Já Chrystian e Ralf participaram, consecutivamente, nos anos de 1985 a 1987, enquanto Chitãozinho e Xororó estiveram em sete edições, entre 1984 e 1999, e Zezé Di Camargo & Luciano, que subiram ao palco em diversas edições, entre 1994 e 2012. Esses artistas representam o sertanejo tradicional e a música caipira, deixando sua marca na história do evento”, explica.

Com a mudança do sertanejo ao longo dos anos, a ExpoLondrina passou por diversas reestruturações durante seus mais de 60 anos de existência, passando por cada etapa da música e trazendo cada vez mais a cultura sertaneja para o público que prestigia o evento.

A estrutura dos shows do evento tem passado por adaptações para acomodar os novos formatos do sertanejo pop e atender às expectativas do público contemporâneo. Em edições recentes, a arena de shows recebeu melhorias significativas, incluindo uma nova configuração e iluminação aprimorada, visando proporcionar uma experiência mais envolvente para os espectadores
— ressalta Martinez

Além disso, em busca de fortalecer ainda mais o sertanejo pop na cidade, sem deixar o sertanejo raiz de lado, a grande festa se preocupa todos os anos em elaborar um line-up com grandes nomes da música e dar espaço, também, para cantores menores com grande talento.

A ExpoLondrina diversificou sua programação musical, incorporando artistas de diferentes estilos dentro do universo sertanejo e gêneros relacionados. Por exemplo, na edição deste ano estão confirmados shows de Luan Santana, conhecido por seu estilo pop-sertanejo, e Mari Fernandez, que traz influências do forró e piseiro. Também teremos o cantor Daniel, conhecido por sua forte ligação com o sertanejo tradicional, além da dupla Luiz Cláudio & Giuliano, que vem com um repertório que remete ao sertanejo clássico
— pontua André

Além disso, nos últimos anos além da arena, o evento tem oferecido uma experiência única ao público, com espaços em setores VIP’s com mais comodidade e sofisticação, como os camarotes Brahma, Super Bull Ballantine’s e Open Super Bull Ballantine’s.

Cada um desses setores tem suas características específicas para atender diferentes preferências dos espectadores. Essas mudanças refletem o compromisso da ExpoLondrina em evoluir continuamente, adaptando-se às novas tendências musicais e proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os participantes
— reforça o diretor

A ExpoLondrina 2025 conta com um line-up que une grandes nomes da música ao longo das sete noites de evento. Para dar início aos shows, as duplas Zé Neto & Cristiano e Diego & Arnaldo sobem ao palco, no dia 04. Já no dia 05, é a vez de Luan Santana, Daniel e a dupla Luiz Cláudio & Giuliano se apresentarem. Gustavo Mioto e Mari Fernandez, por sua vez, cantam no dia 06, durante o Sunset do evento, a partir das 17h. Na semana seguinte, Luan Pereira e Lauana Prado se apresentam, no dia 10, enquanto Simone Mendes, Lorena Cristine e a dupla Matheus & Kauan subirão ao palco, no dia 11. Para o dia 12, as atrações são Ana Castela e o cantor Murilo Huff e, para encerrar, no dia 13, o Sunset traz o grupo de pagode Menos é Mais, e a dupla Léo & Raphael, que convida Coleto & Gabriel. Além disso, de 10 a 13 de abril, acontece a final nacional do Rodeio em Touros da Ekip Rozeta. Os ingressos já estão à venda pela Total Acesso ou nos pontos físicos localizados na loja Paint Horse Moda Country e no Parque Governador Ney Braga.
 

Serviço - ExpoLondrina 2025

Data: 04 a 13 de abril

Endereço: Parque Governador Ney Braga, Londrina, Paraná
 

Vendas - Ponto físico

Paint Horse Moda Country
Av. Guilherme de Almeida, 241 - Ouro Branco, Londrina-PR | Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 09h às 21h; sábados, das 09h às 16h; domingos: fechado (em até 6x sem juros)


Vendas - online 

Total Acesso (em até 10x sem juros por tempo limitado)

Sobre a ExpoLondrina

Celebrando 63 anos em 2025, a ExpoLondrina faz parte do Circuito Sertanejo e é organizada pela Diverti, junto à Sociedade Rural do Paraná. O evento reúne grandes nomes da música brasileira na cidade de Londrina (PR) em sete dias de festa, e, além de shows inesquecíveis, traz a grande final nacional de Rodeio em Touros da Ekip Rozeta.
 

Sobre o Circuito Sertanejo

O Circuito Sertanejo é a maior plataforma de shows do Brasil e reúne os seis principais eventos de música sertaneja do país: Expo Londrina, Ribeirão Rodeo Music, Pedro Leopoldo Rodeio Show, Festa do Peão de Boiadeiro Barretos, Jaguariúna Rodeo Festival e Caldas Country Festival. A iniciativa é fruto das parcerias entre Together - unidade de negócios da Ambev, que atua como facilitadora no mercado de grandes eventos, conectando pessoas, soluções e serviços - e a Diverti - empresa com mais de 20 anos de experiência e atuação na indústria do entretenimento - com organizadores de cada uma das etapas do Circuito.

Anterior
Anterior

‘Churrasco on Fire’ retorna a Sorocaba em maio

Próximo
Próximo

Gian & Giovani lançam o EP03 projeto “Lado B”